Planejamento de Rotina

Uma boa organização e administração do tempo começa com um bom planejamento de rotina. Veja como montar um planejamento de rotina eficiente e dicas para não perder o controle do tempo.

Hoje, no Blog Casa com Afeto, vamos falar sobre Planejamento de Rotina. A Marcela Bonacorci irá ensinar o passo a passo de como montar o seu Planejamento de Rotina.


Vivemos em uma época onde o tempo parece querer fugir de nós, a rotina nos atropela e nos sufoca com tantos afazeres. E quando a noite chega, já exaustos por tudo o que fizemos, olhamos para nosso dia, e incrédulos, pensamos que poderíamos ter sido melhores. Quantas coisas não foram executadas e já vemos que o dia seguinte promete.


Na infância, e mesmo depois, já na adolescência eu e meu irmão fazíamos tudo juntos, escola, cursos, brincadeiras. Ele mais velho, mais disciplinado, mais organizado. Eu, libriana, andando sempre nas nuvens. Ele sempre foi focado, não sei se consciente ou não, mas sempre fazia planejamentos das suas tarefas e compromissos e sempre os cumpria tranquilamente, pontualmente. Eu sempre fazia minhas listas do que fazer em cada dia. E só. Depois era correria, porque já estava atrasada, porque uma tarefa antes importante agora já era urgente. Virava a noite estudando, fazendo trabalhos enquanto a casa dormia.


Essa situação se estendeu por muitos anos. Quantas brincadeiras, planos, livros, estudos ficaram só na intenção, sem nunca se concretizar. Continuava apenas fazendo listas de tudo o que tinha para fazer. E quando aprendi que minha memória podia falhar e falhava mesmo, as listas começaram a se multiplicar. Mas não era produtiva por conta disso, continuava atrasada mesmo assim. E como boa libriana que sou, observava atenta a genialidade de meu irmão. Como ele podia conseguir ser tão organizado? Foi nessa época, ainda adolescente, que comecei a aprender o caminho. Um aprendizado que percorreu anos, somados aos meus trabalhos, necessidades e observações. E que hoje compartilho com vocês.

Quantas brincadeiras, planos, livros, estudos ficaram só na intenção, sem nunca se concretizar.

O importante para tudo na vida é termos objetivos. Quando temos um foco, nossos passos são mais fortes e determinados, afinal, sabemos onde estamos indo, e aí é só ir. Assim, fica mais fácil sabermos o que temos que fazer, quais as tarefas de cada dia, e pronto, estamos administrando nosso tempo. Agora somos nós no comando.


Ih, já tá pensando que não é tão fácil assim? Calma ai, esse é seu primeiro dia. Vou te ensinar a receita de bolo de como chegar lá, o passo a passo. E darei dicas para você não fracassar nesse proposito, que vai alavancar sua vida para o nível de excelência. E sem exagero, você vai ver. Para temos o controle do tempo, precisamos de um bom Planejamento de Rotina e de disciplina, e aqui não adianta pegar o planejamento do vizinho, cada um tem que ter o seu. E a disciplina, isso é um trabalho de conquista diária, tem dias que vamos ser sensacionais e outros que vamos chutar o balde para bem longe. E tudo bem, de vez em quando sair da rotina até que é bom, só não pode virar regra. Cuidado. Então vamos criar o seu planejamento de rotina. Lápis e papel na mão, arregace as mangas, prenda os cintos e vamos lá.

MONTANDO O SEU PLANEJAMENTO DE ROTINA

Despretensiosamente escreva tudo o que você tem como objetivos na sua vida. Isso pode parecer desnecessário, mas lembre-se, quando sabemos o que queremos, quando sabemos nossos objetivos, aumentamos nossa força de vontade e nosso caminhar passa a ser bem mais leve e prazeroso. Coloque no papel tudo o que você faria se tivesse mais tempo livre. Aqui é hora de deixamos nossa imaginação livre, sem as prisões do tempo, do medo, da cobrança ou qualquer outra que sempre encontramos estrada a fora.


Para começar, você precisa saber tudo o que tem a fazer. O ideal é você fazer um planejamento mensal e dividi-lo em semanal e em dias. Fazer planejamento diário, a cada dia, fará você perder tempo e possivelmente terá atrasos. E aqui não terá como fugirmos das listas. A diferença é que vamos dar vida e ação para elas, elas não serão o fim, mas só o começo. Isso, você tem que colocar tudo o que tem a fazer, tarefas e compromissos em uma lista. Os compromissos têm hora certa para começar e terminar, seja uma reunião, uma aula, por exemplo e as tarefas são as atividades que você tem que realizar durante o dia, as quais você irá ver o melhor horário para fazer.


Depois coloque a periodicidade de cada item da lista, se é algo diário, semanal, quinzenal, mensal e até anual. E junte os itens que dependam um do outro, ou até coloque aquelas tarefas chamadas de invisíveis, que muitas vezes acabamos por esquecer. Elas acontecem antes e ou depois dos compromissos, por exemplo, se você tem uma aula de natação em um tal horário, não esqueça que você tem uma tarefa invisível, que é preparar a mochila antes, e desfazê-la depois; se tem um relatório para entregar, tem que separar o tempo da pesquisa, de montá-lo e revisá-lo. Enfim, aqui é o momento de deixar tudo bem detalhado para não ter surpresas ruins depois.

Agora já está na hora de montar o seu planejamento de rotina. Crie uma planilha, pode ser no excel mesmo, ou use uma agenda, mas no celular já temos vários aplicativos que podem te ajudar também. Divida o mês por semanas e essas em dias, se você conseguir visualizar a semana inteira fica mais fácil para você se planejar. E divida o dia por horas, desde a hora que você acorda, até a hora de dormir. E pronto, é só ir colocando suas tarefas e compromissos em cada dia e horário que serão realizados.

Quando sabemos o que queremos, quando sabemos nossos objetivos, aumentamos nossa força de vontade e nosso caminhar passa a ser bem mais leve e prazeroso.

E para que tudo corra bem, é bom seguir algumas dicas. Primeiro de tudo, seja carinhoso e honesto com você mesmo. Não adianta colocar muitas coisas para fazer em um único dia, pois, muito provavelmente, você não conseguirá executar e isso causará um estresse sem necessidade e que poderá ocasionar um desastre em seu planejamento futuro.


Com o tempo você vai aperfeiçoando o seu planejamento. O importante é você saber o tempo que leva para realizar cada tarefa e não levar mais tempo do que o tempo necessário para executá-la. E cuidado com distrações que podem fazer com que o seu tempo vá embora sem você perceber. Olha a disciplina!


Se você está trabalhando em casa tenha mais cuidado ainda. Restrinja o horário de trabalho, tenha um horário certo para começar e terminar. E dê intervalos para um descanso, relaxar a cabeça. Se você tem filhos em casa, aproveite esses intervalos para dar atenção a eles, deixando claro que no horário de trabalho não poderá atendê-los. Olha a disciplina aqui outra vez.

Temos a tendência para adiar as coisas que não gostamos muito de fazer, e mesmo sendo importantes, acabamos deixando sempre para depois. E o depois, as vezes passa tão de repente, que nem notamos. Aí já era, aquela tarefa importante terá que ser feita às pressas e no sufoco. Então uma dica muito importante é, comece seu dia fazendo as coisas que são prioridades e que você não gosta muito, depois pronto, é só curtir o dia. Nem precisaria falar que isso requer disciplina também, não é mesmo?


Em 1955, o britânico Apil Parkinson publicou uma tese, na revista The Economist, que dizia que se você tiver uma hora para realizar uma tarefa, utilizará esse tempo para executá-la, mas se tiver quatro horas, certamente, você levará todo esse tempo para isso. Essa tese se transformou na “lei de Parkinson”, que tem o seguinte enunciado “o trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.


Descobri o que faltava em mim desde pequena. Eu sabia sempre o que queria, mas me faltava a disciplina para dar um passo por vez. Me faltava a danada da disciplina para colocar as prioridades em primeiro lugar, mesmo se não gostasse do que tinha que ser realizado. Ai depois foi fácil. Quer dizer, hoje é fácil, mas no começo precisei de mais disciplina para me manter disciplinado nas minhas metas e planejamento. Depois virou um hábito e aí estava pronta. Você ficará pronto também, mas tem que começar. E se escorregar e sair da trilha de vez enquanto tudo bem, não se culpe por isso, é só se endireitar e seguir em frente.


Conforme você vai se habituando a essa maravilhosa prática de montar e seguir o seu Planejamento de Rotina, você terá mais prazer em tudo o que faz. Perceberá que estará ganhando tempo livre para fazer coisas que sempre sonhou e nunca conseguiu antes. Dê um significado para tudo o que fizer, se permita ter um tempo livre também, e vivencie ele sem culpa. Quando colocamos sentido no que fazemos, mesmo para as pequenas ações do nosso dia a dia, a vida fica mais leve, o tempo corre devagar e aproveitamos melhor cada segundo.


Veja o vídeo com mais explicação, sobre Planejamento de Rotina, no nosso canal do Youtube.


O que você achou desse post do Blog Casa com Afeto? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da Casa com Afeto no Facebook, siga a Casa com Afeto no Instagram e se inscreva no canal do YouTube. E conheça também a BonaBelle Design & Organização.


Marcela Bonacorci é designer de interiores, personal organizer, administradora de empresas e professora de dança. Ela é criadora da Casa com Afeto e desenvolve artigos e matérias para fazer com que todos possam criar uma conexão de amor e carinho com suas casas.


tags: Marcela Bonacorci Casa com Afeto Planejamento de Rotina Controle do Tempo Autonomia Lista de Tarefas Disciplina

Receba nossas novidades

Blog da BonaBelle Design & Organização

Siga a BonaBelle

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Siga a Marcela Bonacorci

  • Instagram
  • Facebook

Siga a Casa Com Afeto 

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

Sua conexão de amor e carinho  com a sua casa!

© 2020 criado por Marcela Bonacorci