Limpeza Moderna e Prática no seu Dia a Dia

A limpeza da sua casa pode ser realizada de forma prática, tranquila e eficiente. Sem que precisemos perder horas do dia para isso e usando só 2 produtos. Uma casa verdadeiramente limpa e desinfetada em apenas 3 etapas.

Hoje, no blog Casa com Afeto, o blog da empresa BonaBelle, eu, Marcela Bonacorci ensinarei como fazer uma limpeza prática, rápida, eficiente e econômica na casa toda.


Estamos vivendo um momento em que uma pandemia não só bateu à nossa porta como invadiu nossas vidas. Cada um de nós está vivenciando essa fase com mudanças inevitáveis em nosso cotidiano. Pois é, quem aqui não está com saudades do seu cotidiano de dias atrás? Sim, aquele mesmo que muitas vezes já acordávamos reclamando. E quem aqui não está com saudades da sua funcionária de casa, aquela que deixava tudo limpo e em ordem? Nunca esse serviço foi tão valorizado, não é mesmo? E é para valorizar sim, pois é um trabalho e tanto deixar tudo nos conformes. Só que agora nós é que temos que colocar a mão na massa. Mas saiba que isso pode ser bem mais fácil do que você pensa.


No Budismo, a limpeza dos templos tem uma importância absurda, tanto é que a maior parte do dia dos monges eles passam se dedicando à limpeza. Isso porque eles entendem que a limpeza do templo purifica o espírito e afasta as energias ruins. Lembre-se: nossa casa está conectada diretamente com a gente. Assim, nada de deixar o pó se acumulando, as roupas se aventurando em uma montanha, que só vai crescendo, antes de serem lavadas e tudo mais que deixe a sua casa desorganizada e sem cuidado.


Ah, mas calma. Não quero que você passe o dia inteiro limpando sua casa. Aliás, muito pelo contrário. Por mais que saiba da importância dessa tarefa, acho que ela tem que ocupar pouco tempo do nosso dia. Afinal, a maior parte do tempo será para aproveitarmos o melhor da nossa casa. Então, precisamos de uma limpeza eficiente, rápida e prática. E a que eu vou te ensinar será ainda mais do que isso, será econômica também.

Eles entendem que a limpeza do templo purifica o espírito e afasta as energias ruins.

A quarentena se iniciava em São Paulo. E dentro de mim, uma revolução de sentidos e emoções ganharam destaque. Medos, incertezas, ausências, dúvidas. Comecei a planejar minha rotina para os próximos dias, semanas e quem sabe meses. Estava vindo de uma rotina de 12 a 15 horas de trabalho por dia, o que para mim nunca foi o problema, porque faço o que realmente gosto, mas isso ia mudar drasticamente e eu não podia esconder essa verdade de mim. Cheguei em casa e expliquei tudo para ela, iríamos passar mais tempo juntas, seríamos eu, ela e o Pescuitto, o meu cãozinho. Já avisei que em alguns dias poderia estar mais introspectiva (a estante de livros começou a assoviar), outros mais nostálgica (a cozinha já avisou ao forno que viria bolo por aí) e por aí vai. Gosto de deixar as coisas bem claras, mas para uma relação de amizade antiga e amor verdadeiro só o olhar entre nós já basta. Foi nesse redemoinho de sensações, enquanto agradecia a minha casa, por me acolher nesse momento, pela sua amizade e amor compartilhado, que meu Whatsapp, redes sociais e e-mail começaram a ser bombardeados por mensagens de clientes e amigos. Todos sem saber o que fazer em suas casas e com as suas casas.


O que eu queria falar para eles é: “Aproveite a sua casa, eu já deixei ela decorada, organizada como você sempre sonhou. Agora é só se deliciar com isso”. Mas eu sabia que com tantas dúvidas e medos do que fazer nas tarefas práticas e essências do dia a dia, isso não ia acontecer. Então, fui conversando com eles, e ensinando o que fazer, até tudo ficar tranquilo e eles poderem sorrir novamente para suas casas.

E na hora de falar de limpeza, a dúvida começava fora de casa, ainda lá no supermercado. O que devemos comprar para limpar a casa? Percebi que os produtos que vendem cheiro agradável por mais tempo são os queridinhos e os mais vendidos. Mas é para limpar ou para deixar um cheiro gostoso no ar? Vamos já deixar aqui combinado que para deixar um cheiro agradável no espaço o melhor para nossas casas são os aromatizadores de ambientes, como os difusores, que são os mais conhecidos e ainda podem servir de decoração. Em outro post aqui no Blog vamos falar mais sobre isso. Mas agora o essencial em primeiro lugar é deixar nossa casa limpa e desinfetada.


A limpeza tem 3 etapas que temos que seguir na ordem. A primeira é tirar o pó superficial, a segunda é tirar a sujeira e a terceira é a desinfecção ou a sanitização. É nessa terceira etapa da limpeza que eliminamos os micro-organismos, como bactérias, fungos e germes. Não podemos só fazer a terceira etapa, pois a sujeira que fica aderida à superfície, impede a ação dos desinfetantes, protegendo os micro-organismos.


No supermercado para a limpeza da casa vamos precisar de apenas 2 produtos. Isso, você leu certo mesmo. Apenas 2 produtos. Para tirarmos o pó, vamos precisar de um pano de microfibra ou espanador, uma vassoura ou aspirador de pó, aqui ainda nenhum produto. Para a segunda etapa, teremos que ter um detergente apenas. E para a terceira etapa vamos precisar ler os rótulos dos produtos. Então já sabe, se você precisa de um óculos para ler as letras miúdas das embalagens, na sua próxima ida ao supermercado não se esqueça dele. Esse produto precisa ser ao mesmo tempo: desinfetante, germicida, bactericida e fungicida. E se você está achando que o produto então tem que ser uma água sanitária, cuidado. Nem todas as marcas tem todas essas propriedades, por isso temos que ler os rótulos. Geralmente aquela marca mais cara, a Candida, é que cumpre o papel completo. Porém, o que eu gosto mesmo de usar é o Lysoform que não só cumpre com o papel eficientemente, como ainda não tem perigo de manchar a roupa e ainda tem um odor menos forte.

Veja no vídeo do YouTube o passo a passo detalhado de cada etapa, para cada ambiente da sua casa e mais dicas de como deixar sua casa limpa e desinfetada. E tudo claro, de uma forma tranquila e prática, sem muito esforço e sem desperdiçar tempo.

O que você achou desse post do Blog Casa com Afeto? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da Casa com Afeto no Facebook, siga a Casa com Afeto no Instagram e se inscreva no canal do YouTube. E conheça também a BonaBelle Design & Organização.

Marcela Bonacorci é designer de interiores, personal organizer, administradora de empresas e professora de dança. Ela é criadora da Casa com Afeto e desenvolve artigos e matérias para fazer com que todos possam criar uma conexão de amor e carinho com suas casas.


Tags: Marcela Bonacorci Casa com Afeto Limpeza de Casa Limpeza Eficiente Limpeza Moderna Organização Cuidados com a Casa


Receba nossas novidades

Blog da BonaBelle Design & Organização

Siga a BonaBelle

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Siga a Marcela Bonacorci

  • Instagram
  • Facebook

Siga a Casa Com Afeto 

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

Sua conexão de amor e carinho  com a sua casa!

© 2020 criado por Marcela Bonacorci