Vamos Reciclar - Conscientização

Para uma sociedade mais sustentável é necessário passar por um bom processo de conscientização. A reciclagem é um importante meio para começarmos a diminuir o lixo no mundo.

Hoje, no Blog Casa com Afeto, vamos falar sobre Reciclagem. Eu, Marcela Bonacorci, vou falar sobre a importância de criarmos uma conscientização para um mundo mais sustentável e falar, do que eu acredito que seja o primeiro passo de tornarmos nossa casa sustentável, que é a reciclagem.


Você faz a separação do lixo na sua casa entre o que é e não é reciclável? Infelizmente, ainda há muitos lares que não tem essa conscientização, e o Brasil está longe de ter um sistema de reciclagem eficiente. E você já parou para perceber o quanto de lixo produz? Produzimos lixo sem pensar, e muitas vezes não temos a ideia do quanto estamos descartando. Então, vamos parar para pensar sobre isso? Afinal, é nossa obrigação cuidar do bem-estar do mundo em que vivemos, nossa casa maior, não é mesmo? Dê atenção, nessa semana, no quanto de lixo que você está produzindo, e você poderá ter uma grande surpresa, hein! Hoje, não podemos dizer mais que não sabemos nossa responsabilidade de cuidar do meio ambiente, pois essa tarefa é de todos. Ah, mas se vemos que o outro não está fazendo a parte dele, isso não exclui minha responsabilidade. Afinal, eu já tenho a conscientização da importância e não posso me omitir a isso, espero que o meu exemplo toque na consciência do outro, e tudo bem se isso não acontecer rapidamente, sigo fazendo minha parte, me sentindo melhor com isso e de consciência tranquila, pois isso não tem preço.


Essa é a primeira matéria, do Blog Casa com Afeto, na coluna Meio Ambiente. Aqui vou sempre trazer ideias do que podemos fazer na nossa casa e no nosso dia a dia para termos um mundo melhor e mais sustentável. Hoje, vou falar sobre a reciclagem, pois acho que é a primeira atitude que podemos mudar e implementar na nossa casa. Ela é fácil, tranquila e já começará a fazer uma baita diferença para o meio ambiente. Então, se você conhece alguém que ainda não faz a reciclagem na sua casa, compartilhe essa matéria com ela e vamos espalhar a conscientização por aí.

O lixo tem vários destinos: lixões, aterros sanitários, incineração, centros de triagem ou usinas de reciclagem e usinas de compostagem. No Brasil a maior parte do lixo produzido, mais de 70% do total é despejado em céu aberto, nos lixões, onde não há nenhum tratamento e tem forte impacto negativo ao meio ambiente. Infelizmente, apenas 2% do total do lixo é destinado a reciclagem.


A reciclagem é o processo utilizado para reaproveitarmos o lixo descartado. Com esse processo diminui-se o acúmulo desses materiais na natureza, ajudando a preservar o meio ambiente. Muitos desses materiais causam grandes estragos na natureza, contaminando o solo e os lençóis freáticos, tendo um processo longo de decomposição, de mais de 100 anos. Outro ponto a se considerar, é que a reciclagem além de diminuir a quantidade de rejeitos que lançamos ao meio ambiente, diminui a necessidade por novas matérias-primas. Ou seja, diminui a necessidade de extrair novos materiais da natureza.


E como podemos fazer para reciclar? O primeiro passo para iniciarmos a reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo. Todos podemos incorporar essa conscientização em nossas casas e porque não em nosso trabalho também. Temos que separar nosso lixo em reciclável e não reciclável, os recicláveis em categorias: metais, plásticos, papéis e vidro. Todo o material que vamos reciclar deve ser lavado, ele tem que estar limpo e seco. Depois é só colocar em sacos que seja fácil de identificá-lo. Veja que agora nos supermercados são vendidos sacos para colocarmos nossas compras, tem duas opções os verdes e cinzas, você sabe o por quê? Os sacos verdes são os corretos para colocarmos os lixos recicláveis, os cinzas são destinados aos lixos não recicláveis. Mas em outro momento, aqui no Blog Casa com Afeto, também falaremos da substituição desses sacos. Afinal, a diminuição de plástico é essencial para melhorarmos o meio ambiente.

Separação feita é hora de fazer o destino certo de todo esse material. Saiba os locais que você pode encaminhá-los com segurança e veja o dia certo que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua. É importante também saber que alguns materiais precisam de um descarte especial por serem contaminantes e perigosos, é o caso das pilhas, remédios e lâmpadas. Esses resíduos devem ser encaminhados para supermercados, hipermercados e farmácias que possuem programas de coleta e PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).


Listei aqui alguns materiais e o tempo que cada um levará para se decompor na natureza. Assim, temos uma ideia do quanto a reciclagem é importante, e porque não, pensarmos também em diminuir o uso desses materiais que levam mais tempo para se decomporem.

Pepel e papelão: 3 a 6 meses

Panos: 6 meses a 1 ano

Filtro de cigarro: mais de 5 anos

Madeira: 6 meses

Madeira pintada: mais de 13 anos

Náilon: mais de 20 anos

Metal: mais de 100 anos

Alumínio: mais de 200 anos

Plástico: mais de 400 anos

Pilhas: mais de 500 anos

CD: até 800 anos

Borracha, vidro, isopor e óleos: indeterminado


A reciclagem é só uma das formas de melhorarmos os impactos no meio ambiente. Ela sozinha não resolverá todo o problema. Precisamos cada vez mais criamos a conscientização para uma sociedade mais sustentável e sermos um exemplo para propagar essa ideia. Temos que adotar e vivenciar os 5Rs em nosso cotidiano: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Vamos todos fazer a nossa parte. E aí, você está pronto para isso?


O que você achou desse post do Blog Casa com Afeto? Quais são as suas dúvidas quando o assunto é reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade? Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da Casa com Afeto no Facebook, siga a Casa com Afeto no Instagram e se inscreva no canal do YouTube. E conheça também a BonaBelle Design & Organização.


Marcela Bonacorci é designer de interiores, personal organizer, na empresa BonaBelle Design & Organização, administradora de empresas e professora de dança. Ela é criadora da Casa com Afeto e desenvolve artigos e matérias para fazer com que todos possam criar uma verdadeira conexão de amor e carinho com suas casas.


tags: Casa com Afeto Reciclagem Meio Ambiente Marcela Bonacorci Sustentabilidade Menos Plástico Sustentabilidade Reciclar

Receba nossas novidades

Blog da BonaBelle Design & Organização

Siga a BonaBelle

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Siga a Marcela Bonacorci

  • Instagram
  • Facebook

Siga a Casa Com Afeto 

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

Sua conexão de amor e carinho  com a sua casa!

© 2020 criado por Marcela Bonacorci