Como Trabalhar em Casa e Ser Produtivo - 10 Dicas

Trabalhar em casa é o sonho da maioria das pessoas. Mas se não tomar certos cuidados esse sonho pode virar um pesadelo. Veja as dicas de como ser produtivo e aproveitar o melhor de se trabalhar em casa.

Hoje, no Blog Casa com Afeto, vamos falar sobre trabalhar em casa. Eu, Marcela Bonacorci, vou mostrar as armadilhas que encontramos ao trabalhar em casa e dar dicas para sermos mais produtivos no home-office.


Buscar por um trabalho não é uma das tarefas mais fáceis, temos sempre a ideia de que deve ser perto de nossas casas. Mas sabemos que isso acaba, muitas vezes, não acontecendo e aceitamos o emprego mesmo assim. Porém, com o passar dos dias e meses, esse fator pode ser um dos motivos do aumento do estresse e consequentemente diminuição da produtividade e desanimo com nosso trabalho. Principalmente, para aqueles que moram em grandes cidades como São Paulo. Assim, cresce cada vez mais o sonho pelo trabalho em casa. E agora, com a pandemia pelo COVID-19, cresceu o número de pessoas que viram esse sonho se tornar realidade, e passaram a trabalhar remotamente em seus lares. Porém, para a maioria dessas pessoas esse sonho virou um pesadelo. Aqui, no Casa com Afeto, vou dar as dicas para você encontrar a felicidade com seu home-office e mostrar como não cair nas armadilhas que nosso doce lar pode nos trazer.

O trabalho em casa pode significar mais liberdade, flexibilidade de horários, mais tempo para as atividades com a família, da casa e de lazer. Mas cuidado para isso não fazer com que você não cumpra as tarefas do trabalho pontualmente e se perca na sua rotina. Além disso, um outro perigo que corre na contramão desse, é você passar mais tempo trabalhando, do que ocorreria se estivesse na empresa, e comprometendo sua vida pessoal. Achar o equilíbrio entre esses dois pontos é fundamental. E pode deixar que eu vou te mostrar aqui como fazer isso e ser bem sucedido tanto na vida profissional quanto pessoal e sendo feliz com seu home-office, através de 10 dicas fundamentais.


AS 10 DICAS:

1) Tenha um horário certo de trabalho.

Uma das vantagens que o trabalho em casa tem é a possibilidade da flexibilidade de horário, podendo compartilhar melhor o tempo com as atividades pessoais, como lazer, família e com os cuidados da casa. Mas para que isso tudo, realmente, dê certo é preciso um bom planejamento de rotina e muita disciplina.


O melhor é você ter um horário certo para começar e terminar o seu serviço, assim você não corre nem o risco de trabalhar demais e perder sua rotina pessoal e nem o oposto, acabar trabalhando menos que o necessário e consequentemente, diminuir sua produtividade.


E se a empresa para qual você trabalha não exige um horário certo para a sua atividade, ainda melhor. Assim, você pode deixar aquelas tarefas que precisam de mais concentração, criatividade e atenção para os horários em que você é mais produtivo. Aqui o importante é você deixar fixado o horário para começar a trabalhar e o momento certo de parar. E isso tudo sem carregar culpa. O mais saudável para todo mundo é equilibrar a vida profissional com a pessoal.

2) Vista-se adequadamente para trabalhar.

O estar em casa não deve ser motivo para abrirmos mãos de certos pontos importantes para nossa mente se manter ativa e saber que sim, estamos trabalhando. Ah que delícia colocar um pijama e relaxar. Pois é isso mesmo que nossa mente entende quando estamos vestidos com ele. Então, se você não quer ter vontade o dia inteiro de não fazer nada, relaxar e pensar só na sua cama, trate-se de se trocar assim que acorda. O que eu indico sempre é, vai começar o seu horário de trabalho, então faça como se você estivesse indo trabalhar no escritório: tome um bom banho e se vista adequadamente. Lógico, que não quero dizer que você precisa colocar terno ou salto alto. Mas escolha sempre uma roupa que te transmita uma sensação de que você está trabalhando e que seja confortável, isso é fundamental para ativar a sua mente e fazer com que você se sinta melhor para entrar em ação.


Agora, se você terá contato com clientes ou colegas de trabalho por vídeo, ái nem preciso falar o quanto sua vestimenta é importante. Afinal, você precisa transmitir uma imagem de profissionalismo, não é mesmo? Aqui, não se restrinja apenas a sua roupa, pense também no penteado, e para as mulheres na maquiagem. Mesmo que você não vai interagir por vídeo com ninguém, mas sim só para você se sentir bem e elevar sua estima para realizar, assim, um bom trabalho.


3) Tenha um local certo para trabalhar.

Ter um espaço de trabalho é fundamental para você ter foco no que é importante, não se distrair atoa e nem perder tempo com o que não é importante para o trabalho em si. O seu ambiente de trabalho vai refletir na qualidade do seu serviço e na sua disposição para ele. O que acontece muito quando se começa a trabalhar em casa, e não se tem um planejamento prévio estruturando um ambiente adequadamente, é improvisar alguns espaços. Na maioria dos casos a mesa da sala de jantar passa a ser o seu escritório. O que agrava ainda mais agora nessa pandemia que estamos vivendo é q o mesmo local passa a ser o local de estudo dos filhos e de trabalho dos restantes dos moradores da casa. O resultado é um caos completo. E quando a mesa da cozinha é o escritório improvisado, aí a fome é constante e a produtividade caminha no sentido inverso.


Escolha um local na sua casa que seja bem iluminado, ventilado, limpo e distante de possíveis distrações. Um ambiente caótico e desordenado pode e vai influenciar negativamente na sua produtividade e alegria pelo seu trabalho. Trabalhar no quarto também não é o mais indicado. Aqui, se ficar difícil vale a opinião e ajuda de especialistas como decoradores e designer de interiores. Mas já sabendo alguns pontos importantes você já consegue melhorar o seu espaço. Crie uma boa iluminação, deixe o espaço bem ventilado, cuidado com barulhos que possam atrapalhar sua atenção e possíveis reuniões. Veja o que tem na sua janela, esse simples detalhe pode fazer toda a diferença se estiver de frente a um playground, colégio, ou algo que vai não só chamar sua atenção como fazer barulho. Se você ficar sentado de costas para a porta, mesmo que inconscientemente, isso vai te causar uma sensação de insegurança e afetar a sua atenção. Tenha um espaço organizado, pois isso irá deixar sua mente organizada e consequentemente você terá mais espaço para a criatividade florescer e será mais eficiente. E se abasteça de tudo que você vai precisar para as suas tarefas, como material de escritório, computador e cadeira confortável.

4) Tenha um Planejamento de Rotina

Aqui, no Blog Casa com Afeto, eu já falei sobre a importância de se ter um Planejamento de Rotina e como montar o seu próprio planejamento. Veja mais. Ele é fundamental para conseguirmos o tão almejado equilíbrio entre vida profissional e pessoal e uma rotina mais saudável e eficiente. Aqui você também pode ter a ajuda de um profissional se achar muito difícil. Mas o mais importante é você listar tudo o que precisa fazer, deixar claro o tempo que se dedicará a cada atividade como trabalho, lazer, família e cuidados com a casa. E ter o horário certo para realizar cada atividade. E ser disciplinado para realizar as tarefas no tempo planejado, sem procrastinar. Disciplina é a palavra certa.


5) Afaste todas as distrações tecnológicas.

Afastar todas as distrações é importante para um bom aproveitamento do tempo e ter a atenção onde é necessário. Evite trabalhar com televisão ligada, redes sociais abertas, sites de notícia e verá o quanto de tempo você ganhará. Deixe um horário específico para se dedicar a essas tarefas. E cumpra o horário de forma certa, com disciplina.

6) Ajuda da família é importante.

Uma distração muito comum para quem trabalha em casa é a própria família. Sem perceber e sem a menor intenção acabam, muitas vezes, por atrapalhar. Principalmente as crianças pequenas e animais de estimação. Por isso é importante deixar claro, desde o início, o que significa trabalhar em casa. Que você não poderá dar atenção constante para todos. É bom ter um horário específico para isso e avisar que no horário de trabalho você não poderá atendê-los. Se você conseguiu ter um espaço isolado para trabalhar, avise que a família não poderá ficar transitando nesse ambiente no seu horário de trabalho. Ser duro no começo ajuda a evitar problemas futuros. Combine tudo antes para evitar confusão. E se você acha que já é tarde demais, calma. Ainda dá tempo, comece hoje mesmo a colocar os devidos limites.

7) Tenha um horário de descanso.

Se você está sendo disciplinado e conseguindo avançar seguro no seu planejamento de rotina se dê alguns intervalos de descanso. Se permita ter algumas pausas durante o seu horário de trabalho, você merece e precisa mesmo. Esses intervalos são importantes para oxigenar o cérebro, evitar o sedentarismo e ganhar inspiração, principalmente quando trabalhamos em casa. Aproveite esses momentos para dar atenção a família, aos pets, as redes sociais e a algo que possa distraí-lo. Aqui a distração é bem-vinda. Mas tenha um tempo certo de começar e terminar esses intervalos e aqui, mais uma vez, a disciplina é fundamental.


8) Comunicação, dentro e fora da empresa, é fundamental, assim, como sair um pouco de casa.

Não deixe de se comunicar com os outros colegas de trabalho. Muitas vezes o home-office nos faz ficarmos isolados e diminuir a comunicação com as pessoas da empresa. Deixe sempre claro que você existe e está trabalhando. Apareça sempre que possível e se faça presente.


Se conseguir, procure novos lugares para trabalhar vez ou outra. Nem que seja uma vez por semana ou até por mês, saia de casa e procure um novo espaço para trabalhar. Algo que vai ajudá-lo a buscar novas inspirações e novos ares. E isso também, incentiva a comunicação e interação com novas pessoas. Os espaços colaborativos e compartilhados (Coworking) são ótimos para isso, e ainda é uma excelente oportunidade de fazer um networkig e compartilhar conhecimentos.


9) Tenha uma boa internet.

Ter boas condições de trabalho é fundamental para ganharmos tempo, sermos produtivos e nos mantermos focados, sem desanimar. Por isso, se você vai começar a trabalhar em casa e depende da internet para suas atividades invista em uma boa conexão de internet. Aproveite que agora, possivelmente, você vai economizar com o transporte. A internet na maioria das tarefas é essencial para o bom cumprimento de prazos. Se você precisa da internet e ela é lenta, você vai perder muito tempo, que poderia estar empregando em outra atividade e até mesmo no seu lazer. Além disso, todos os dias tendo problemas com a lentidão da sua internet você irá se estressar, ficar desanimado e será inevitável a diminuição do seu rendimento e bem estar. Por isso, invista sem medo em uma boa internet e seus ganhos serão enormes.


10) Não fique parado e evite o sedentarismo: mexa-se!

Trabalhar em casa pode nos trazer algumas vantagens para nossa saúde, podemos nos alimentar melhor e ficarmos menos estressados com o trânsito. Porém, um cuidado que temos que tomar é não sermos mais sedentários com essa nova rotina. Como eu já falei antes, é importante termos alguns intervalos ao longo do horário de trabalho. Aproveite esses momentos para se levantar, dá uma caminhada pela casa e até fazer um alongamento. O seu corpo irá agradecer. Vamos evitar ficar muitas horas em uma mesma posição, e fique sempre sentado em uma cadeira ergonômica e que não prejudique a sua coluna, mas mesmo assim, levante-se e dê umas voltinhas pela sua casa mesmo. Isso faz bem ao corpo e mente.

Pronto, você já está preparado para trabalhar em casa e ser feliz com isso. Não vamos fazer esse lindo sonho se tornar pesadelo. E como sempre falo, com disciplina nada dá errado. E calma, não entre em desespero. Se você ainda não está conseguindo por em prática essas dicas, nada está perdido. Fazendo algumas alterações na sua rotina e adequando cada item a sua realidade você, em pouco tempo, estará se deliciando com o home-office. E já sabe, se ficou com alguma dúvida é só falar comigo.


Veja também, o vídeo sobre o Trabalho em Casa com as 10 dicas, no nosso canal do Youtube.


O que você achou desse post do Blog Casa com Afeto? Quais as suas dificuldades, dúvidas e o que você gostaria de saber mais sobre trabalhar em casa. Deixe seu comentário aqui. Aproveite e curta a página da Casa com Afeto no Facebook, siga a Casa com Afeto no Instagram e se inscreva no canal do YouTube. E conheça também a BonaBelle Design & Organização.


Marcela Bonacorci é designer de interiores, personal organizer, administradora de empresas e professora de dança. Ela é criadora da Casa com Afeto e desenvolve artigos e matérias para fazer com que todos possam criar uma conexão de amor e carinho com suas casas.


tags: Casa com Afeto Marcela Bonacorci Organização Cuidados com a Casa Trabalho em Casa Como trabalhar em Casa Home-office Produtividade Teletrabalho Trabalho remoto Dicas

Receba nossas novidades

Blog da BonaBelle Design & Organização

Siga a BonaBelle

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Siga a Marcela Bonacorci

  • Instagram
  • Facebook

Siga a Casa Com Afeto 

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

Sua conexão de amor e carinho  com a sua casa!

© 2020 criado por Marcela Bonacorci